Ponto Social
Projeto de Human Centered Design


Brief: Em um curso de Human Centered Design feito em conjunto pela Acumen e pela IDEO que participei com um grupo de amigos de diferentes áreas, foi lançado o desafio de “Como podemos fazer as comunidades urbanas se tornarem mais resilientes em frente a grandes mudanças?”.

Estratégia: Após detectarmos as principais mudanças que afetam as comunidades urbanas em nossa cidade, percebemos que a maioria delas se conectava a um problema principal: a falta de empatia, e foi a partir daí que conduzimos nossa linha de trabalho.
Fizemos uma pesquisa de imersão envolvendo entrevistas, pesquisa de observação e por analogia para entender melhor os porquês desta falta de empatia e como isto impacta as pessoas enquanto comunidades. Descobrimos muito mais do que imaginávamos, e os insights que escolhemos para trabalhar foram “a quantidade de exemplos positivos de ações que deixam as comunidades resilientes é infinitamente menor que a de exemplos negativos” e “as pessoas não se preocupam com o que é público por existir a percepção de que aquilo as pertence”

Solução: Após decupar as informações da pesquisa e realizar brainstorms repletos de ideação, chegamos à construção do “Ponto Social”, um hub distribuidor de empatia que será instalado em locais públicos e será usado e mantido pelas pessoas daquela comunidade (pode ser uma rua, um bairro ou um condomínio). Ele será feito essencialmente por placas de madeira, e cada placa conterá um transformador social, que são: jornal de bons exemplos locais, mural de arte colaborativa, bicicletário, horta colaborativa e arquibancada para apresentações de artistas locais.
Já definimos os detalhes técnicos do projeto, a plataforma de financiamento para ganhar escala e já estamos viabilizando o protótipo tamanho real, que será itinerante e percorrerá alguns bairros de nossa cidade.

Clique nas imagens para ampliar

Ficha técnica:

Quando: Agosto 2015 a dias atuais.

Equipe: André Gonçalves, Bruno Lopes, Fabiany Freitas, Nathalia Carvalho, Richard Melchiads e Sabrina Del Bianco.

 

Categoria: